Eis aqui o resumo do nosso último encontro (dia 25/06/2015):

  • Havia 15 pessoas, a maior parte de fora do IME (outras unidades da USP e de fora da USP também);
  • Foram levantados principalmente os seguintes temas:
    •  nichos e sua sustentabilidade financeira;
    •  
      cultura vs tecnologia;
    •  
      escalabilidade vs personalização de produtos;
    •  
      recrutamento de talentos;
    •  
      logística para ecommerce e geolocalização;
    •  
      empreendimentos filantrópicos para público de baixa renda;
    •  
      cooperativa de venda de software;
    •  
      transferência de experiências corporativas para startups;
    •  
      como lidar com falhas e rejeição em negócios.
  • Conseguimos abordar todos os principais tópicos levantados. Em particular, discutimos muito sobre nichos específicos e seus modos de financiamento, como por exemplo os que envolvem livros e outras produções culturais e educativas. 
  • Arrecadamos R$ 62 em doações, mas tivémos um custo de aproximadamente R$ 186. Ou seja, um prejuízo de R$ 124 (eu cobri pessoalmente dessa vez).
  • Como havia poucas pessoas do IME propriamente, decidi não escolher novos representantes para o nosso Comitê Gestor. Teremos que ver isso de outro modo.

O encontro foi um sucesso, obrigado a todos que partiparam! Para o pessoal que contou um pouco sobre seus empreendimentos e projetos no encontro, eu sugiro que enviem um email aqui para a lista com um breve resumo sobre o que fazem, de modo a ficar registrado por escrito e facilitar a conexão entre os participantes (foram muitas informações e pessoas, difícil de se memorizar). 
 
Ata do evento:
 
* Havia 35 pessoas, tanto do IME quanto de outras unidades, incluindo Poli, IF, FAU e EACH;
 
* Temas levantados:
 
  - Inserção comercial de produtos;
  - como achar informações; 
  - intolerância nas redes sociais;
  - monetização;
  - tempo faculdade vs negócio;
  - recrutamento;
  - gestão de recursos humanos;
  - novas formas de varejo;
  - dev. de produtos Web;
  - antes do mercado;
  - como criar demanda?
  - pesquisa de mercado;
  - otimização de comportamento de usuário;
  - investimento;
  - promoção do empreendedorismo (sem comprometer o curso);
  - aceleração.
 
* Foram discutidos apenas alguns, por questão de tempo, sobretudo estes: Inserção comercial de produtos, recrutamento, gestão de recursos humanos, aceleração;
 
* Lanche: quase cobrimos os custos. Arrecadamos R$160,00 e tivémos um custo de cerca de R$ 177,00. Vamos ver se esses números convergem nos próximos encontros :)
 
* Os participantes que quiseram deixaram seus endereços de email para que eu os convidasse para esta lista, o que já fiz.

Olá,

Aqui vai a ata, conforme anotei, do encontro de ontem:

  - Havia 8  pessoas;

  - Em até 3 semanas, deve-se criar um Google Groups (lista de email, gerenciada pelo Guilherme), LinkedIn (pelo André) e Facebook (por mim, Paulo Salem) para o IMEmpreende;

  - Debateu-se qual deveria ser o nome do grupo dadas 3 opções: IMEempreende, IMEmpreende e EmpreendIME.;

  - Escolheu-se o nome IMEmpreende (com apenas um "E" conectando "IME" e "empreende");

  - Uma nova lista de email com esse nome deve ser criada (feito, é esta em que escrevo);

  - No próximo encontro, deve-se definir/eleger o comitê gestor do IMEmpreende;

  - Levantou-se a questão da relação oficial do IMEmpreende com o IME;

  - Evento público do IMEmpreende, convidando massivamente alunos e ex-alunos:

      * 24/novembro/2014;

      * 19h00 -- 21h30;

      * nas dependências da Caelum (próximo ao Metrô Vila Mariana).

 

  - Palestras para o evento:

      * Fabio Kon vai escolher e convidar 4 empreendedores de peso;

      * Bruno Souza escreverá texto do email anunciando a lista, o evento em si e a iniciativa em geral.

 

Até mais,

Paulo Salem

- Havia 35 pessoas presentes.

  - Como previsto, foi realizado o painel com 4 empreendedores oriundos do IME ("Abrir ou não uma Startup" com Alexandre Bernardoni (Direct Talk), Paulo Salem (Liberalis.biz), Guilherme Otranto (Evo Digital Media) e Luis Henrique Fagundes (Portalmod)).

  - Decidiu-se a forma e quem pertencerá ao Comitê Gestor do IMEmpreende, da seguinte forma:

    * Diretor Executivo: Paulo Salem;

    * Diretor de Comunicação: Dairton Bassi;

    * Diretor de Eventos: Caio Lente (com auxílio de André Yai);

    * Diretor Financeiro: Daniel Cukier.

    * Conselheiros: Bruno Souza, Alexandre Carasso, Fabio Kon, Gewerton Silva.

  - Foi proposto que essa formação dure por 1 ano e então haja uma nova eleição.

  - O propósito dessa estrutura gerencial é garantir que as coisas sejam efetivamente feitas e, se não forem, que haja alguém para quem se possa reclamar. Teme-se que sem essa atribuição de responsabilidades o IMEmpreende não se desenvolva.

  - Foram colocados alguns objetivos centrais do IMEmpreende, dentre os quais:

      * estabelecer e fortalecer uma "rede social" de IMEanos empreendedores, para as mais variadas trocas entre os membros;

      * incentivar e apoiar IMEanos empreendedores de diversas formas;

      * aproximar o mercado do IME (e.g., palestras de VCs convidados) e o IME do mercado (e.g., "divulgação científica");

      * conectar os membros a outras iniciativas semelhantes, especialmente de outras unidades da USP;

      * manter os membros informados de oportunidades, eventos e outros assuntos do interesse comum.

  - Observou-se que a real utilidade do grupo se tornará mais aparente com o tempo, conforme nos conhecermos melhor, e também por isso não se devem colocar muitas amarras nos formatos e tópicos.

  - Decidiu-se que, a princípio, tentaremos fazer cerca de 1 encontro presencial por mês. O formato desses encontros podem ser bem variados, desde palestras até encontros casuais em alguma choperia. No entanto, por estarmos no final do ano, talvez esse rítmo comece um pouco mais devagar.

  - Comentou-se que é necessário divulgar uma agenda com os eventos programados.

  - Os presentes sugeriram diversos tópicos/características para formarem as pautas dos encontros futuros (próximos) do IMEmpreende. Cada tópico/característica recebeu o apoio de um certo número de pessoas. A seguir listam-se os tópicos e a quantidade de apoiadores:

     * Comida (?)

     * Conhecer startups do IME (26)

     * Conhecer startups do mercado (5)

     * Conhecer anjos/investidores (10)

     * Dificuldades (técnicas ou não) em empreender (18)

     * Coleta de feedback de idéias (18)

     * Vagas e oportunidades para quem quer trabalhar numa startup (9)

     * "Match making" para sócios e parceiros (11)

     * Contar histórias relevantes para empreendedores (23)

     * Fishbowl (roda de discussão moderada) (15)

     * Programas de fomento (18)

   

  - Durante o happy hour, foram arrecadados R$200, que estão em poder do Fabio Kon.

  - O Daniel Cukier esqueceu o chapéu, mas não me lembro agora com quem ficou :)

  - Em anexo seguem duas fotos da lousa onde constam algumas das informações transcritas acima.

 

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