Sobre nós

 "The best way to predict the future is to invent it." - Alan Kay, cientista da computação

O IMEmpreende é uma iniciativa que visa encorajar e fortalecer o empreendedorismo entre os (ex-)alunos e (ex-)docentes do IME-USP. Queremos aproximar essas pessoas para que possam compartilhar idéias, experiências, notícias e dicas empreendedoras com outros oriundos de uma cultura acadêmica comum. Trata-se, portanto, essencialmente de um grupo de interesse em empreendedorismo centrado no IME-USP.

Estabelecemos os seguintes objetivos como principais:

  • estabelecer e fortalecer uma "rede social" de IMEanos empreendedores, para as mais variadas trocas entre os membros;
  • incentivar e apoiar IMEanos empreendedores de diversas formas;
  • aproximar o mercado do IME (e.g., palestras de "venture capitalists" convidados) e o IME do mercado (e.g., "divulgação científica");
  • conectar os membros a outras iniciativas semelhantes, especialmente de outras unidades da USP;
  • manter os membros informados de oportunidades, eventos e outros assuntos do interesse comum.

Para além do IME e da USP, o benefício social principal desta iniciativa será a longo prazo: fortalecer empresas com raízes no IME, que é um notório centro de excelência técnica, e por conseguinte incentivar a criação de produtos de excelente qualidade para a sociedade em geral. Afinal, o propósito último de um empreendedor é trazer novas coisas ao mundo. Num horizonte de tempo mais próximo, porém, o IMEmpreende serve como uma ponte entre o mundo fechado do IME e o mercado em geral. Certamente muitos investidores e empresários mundo afora não fazem idéia do potencial tecnológico que está represado nas universidades em geral e no IME em particular. Queremos colocar essa excelência técnica para fora, mostrar ao mundo do que somos capazes, e desse modo auxiliar a sociedade a compreender quantas coisas incríveis são possíveis com a ciência e a tecnologia que temos hoje. O laboratório tem que ir para a rua, criar produtos de verdade e não apenas protótipos acadêmicos, e parte disso passa por divulgar esse potencial fora da USP. Assim, pode-se dizer que o benefício gerado para a comunidade externa à USP está alinhado com o objetivo maior da universidade, que é produzir e divulgar conhecimento. Muitos empresários que querem investir em produtos inovadores ignoram completamente o que se faz em Ciência da Computação, Matemática e áreas afins. Isso tem que mudar se o Brasil quer mesmo avançar economicamente -- e o IMEmpreende pode ajudar nisso.

 

Modus Operandi

Posto que nosso objetivo é aproximar os empreendedores do IME, nossa estratégia básica é promover eventos sociais para essas pessoas, bem como espaços de troca online (ver a seguir). Damos preferência a encontros nos quais todos os participantes têm a chance de opinar e colocar seus problemas, ao invés de palestras com um único ministrante.

 

Contatos 

O principal canal de comunicação entre os membros é a lista de emails do IMEmpreende, inscreva-se! Também temos um grupo no Facebook, um Meetup por onde organizamos nossos eventos e uma comunidade no BeerOrCoffee (usar o nosso código exclusivo 1068 ao se cadastrar). 

 

Comitê Gestor do IMEmpreende

O Comitê Gestor tem como objetivo organizar, promover e gerenciar as atividades do IMEmpreende. Esse comitê é renovado a cada 12 meses. A gestão atual, eleita em 17/03/2016, é a seguinte:

  • Diretor Executivo: Dairton Bassi (dairton at ime.usp.br)
  • Vice-Diretor: Daniel Cukier
  • Conselho: André Yai, Bruno Souza, Alexandre Carasso, Fabio Kon, Gewerton Silva, Jorge Melegati e Paulo Salem

Ex-membros do Comitê:

  • Caio Lente (Diretor de Eventos)

Sites relacionados